Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Processo de desenvolvimento de simulações virtuais de experimentos históricos para o Ensino de Física

2021; SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA; Volume: 43; Linguagem: Português

10.1590/1806-9126-rbef-2021-0016

ISSN

1806-9126

Autores

Márcia da Silva Costa, Murilo Crivellari Camargo, Yago Henrique Pereira, Etiane Ortiz, Irinéa de Lourdes Batista, Jacques Duílio Brancher,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Na busca de alternativas para o Ensino de Física, muitos recursos didáticos são propostos e nem sempre se leva em consideração aspectos teórico-metodológicos para a elaboração e utilização destes recursos. Uma simulação virtual pode ser tão tradicional quanto uma lousa de giz quando não é bem planejada ou quando é mal utilizada. Nesse sentido, este artigo se propõe a apresentar uma abordagem de desenvolvimento de simulações virtuais de experimentos históricos voltadas para o Ensino de Física, considerando aspectos de áreas como a Física, Didática das Ciências, História e Filosofia da Ciência, Design e Ciência da Computação para obter um recurso didático que reflita competências das áreas envolvidas. Além disso, são sugeridos elementos para que o trabalho colaborativo em equipe seja otimizado e produtivo.

Referência(s)