
Seguindo as pegadas de Sherlock Holmes: uma proposta de atividade investigativa utilizando novas tecnologias
2020; UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5335/rbecm.v4i1.11083
ISSN2595-7376
AutoresPaulo Victor Santos Souza, Fernando Dos Santos Neto, Marta Maximo-Pereira,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoRepensar o papel das novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) no ensino e refletir sobre a forma de se trabalhar assuntos da Cinemática no Ensino Médio são duas questões que estão colocadas para a pesquisa em Ensino de Física. Neste trabalho é apresentada uma proposta de atividade investigativa experimental que envolve o uso das TIC na elaboração de um modelo para o caminhar de uma pessoa. A questão que dá ensejo à atividade se baseia em um fragmento do livro “Um estudo em vermelho”, no qual o famoso personagem Sherlock Holmes fez sua estreia na literatura. Os dados do experimento são obtidos e tratados mediante o uso dos softwares livres Tracker e LibreOffice/Calc. Este artigo busca mostrar que as TIC podem fornecer uma importante contribuição à aprendizagem de conhecimentos e de práticas que caracterizam o fazer científico, desde que sejam utilizadas no contexto de atividades elaboradas para tais finalidades, sendo o ensino por investigação uma abordagem didática apropriada para isso.
Referência(s)