Artigo Acesso aberto Produção Nacional

FATORES DETERMINANTES NA EVASÃO ESCOLAR, NAS SÉRIES FINAIS (6.º ANO A e E) DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL JARBAS GONÇALVES PASSARINHO DE ITUPIRANGA - PA

2021; Arche Scientific and Editorial Consultancy; Volume: 7; Issue: 3 Linguagem: Português

10.51891/rease.v7i3.867

ISSN

2675-3375

Autores

Antonio Batista dos Santos,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

É compreensível que muitos dos problemas surgidos no processo de ensino e aprendizagem, são por falta de uma série de fatores, como o compromisso da própria escola, da família e as condições educativas ofertadas pelo poder público. Pois seriam eles que deveriam exercer seus papeis na sociedade que estão inseridos. Mas, além dos fatores já mencionados, existe uma série de fatores que contribuem incisivamente para o agravamento desses problemas. Aqui pode-se enumerar os mais peculiares: as condições sociais dos pais ou responsáveis por estes alunos, o uso excessivo do álcool na adolescência, a gravidez na adolescência, o trabalho infantil, os fatores climáticos, as dificuldades de acesso às escolas, a falta de atração por parte da escola, a falta de interesse, etc. Como se ver, o estudo aqui exposto tem com finalidade, realizar uma análise minuciosa e, explicar os possíveis motivos que levam bastante os nossos alunos do 6.º ano A e C, nos turnos matutino e vespertino respectivamente, a evadirem da escola e não concluírem na maioria das vezes, nem o ensino fundamental. O trabalho recorreu a entrevistas através de questionários, incluindo 4 (quatro) alunos e as suas respectivas mães e uma professora de português.

Referência(s)