
Nanoestruturas em cosméticos: O que pensam estudantes de um curso técnico e as implicações da Ciência e Tecnologia nos produtos que utilizam nanoestruturas
2020; UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5335/rbecm.v4i1.10856
ISSN2595-7376
AutoresLetícia Cantiliano Perez, Leandro Duso, Paulo H. Guadagnini, Renata Hernández Lindemann,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO presente artigo tem como objetivo discutir as compreensões de estudantes de um curso técnico em estética, sobre a presença de nanoestruturas na composição dos cosméticos, na perspectiva de uma Alfabetização Científica e das implicações da Ciência e Tecnologia CT nos produtos que utilizam as mesmas. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada em duas intervenções, as quais forneceram subsídios através de questionários, vídeos, artigos, relatórios e pesquisas para que surgisse um debate de ideias, com todas essas contribuições a intenção foi de que as estudantes construíssem um processo de reflexão e debate sobre o consumo de nanocosméticos em seu cotidiano. A partir da análise dos materiais coletados emergiram duas categorias: Visão ingênua sobre nanopartículas em cosméticos e Implicações da CT nos produtos que utilizam nanopartículas. Na primeira foi observada uma visão simplista das estudantes frente a essa realidade, sem ao menos problematizar o uso desses nanocosméticos e seus possíveis malefícios para a saude humana e para o meio ambiente, apresentando um conhecimento superficial sobre o tema, porém, a partir da intervenção tiveram a oportunidade de reorganizar, reelaborar e ressignificar suas compreensões sobre a presença da nanotecnologia em cosméticos. Em relação as implicações foi possível notar que a falta de conhecimentos inter-relacionados da CT com a realidade, forma profissionais acríticos e alheios aos seus direitos e deveres como cidadãos. Conclui-se a partir do exposto que é necessário que processos técnicos formativos considerem aspectos da Educação CTS em seus currículos, para a formação de indivíduos conscientes do seu papel na sociedade, com uma visão ampla dos reais problemas vivenciados nas suas profissões e as implicações destes na atualidade e ainda com conhecimento técnico para uma tomada de decisão consciente sobre o que lhes é ofertado.
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