Artigo Acesso aberto Produção Nacional

APLICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DE NANOCIÊNCIA E NANOTECNOLOGIA NA ELABORAÇÃO DO JOGO DE TABULEIRO: “DETETIVE NANOMETÁLICO”

2021; Linguagem: Português

10.22407/2176-1477/2021.v12i1.1482

ISSN

2176-1477

Autores

Laila Roberta Viana Peixôto, Angélica Alves Pereira Rodrigues, Clara Couto Fernandéz, Thereza Christina Teixeira Rocha, Rita Terezinha de Oliveira Carneiro,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Nanociência é o estudo de estruturas que apresentam dimensões nanométricas, enquanto a Nanotecnologia destina-se às diversas aplicações dessas estruturas. As aplicações tecnológicas obtidas pela Nanociência e Nanotecnologia (N&N) são as mais promissoras do século XXI e ainda há muito a ser explorado. As nanopartículas metálicas (NPMs) se destacam entre as demais nanopartículas devidas as suas propriedades e características, porém ainda são pouco conhecidas em determinadas áreas do meio acadêmico. O ensino por investigação estimula a criatividade e proporciona integração entre os discentes e docentes. A elaboração e a execução de games são recomendáveis devido a sua eficiência na relação ensino e aprendizagem. Nosso objetivo foi elaborar um jogo de tabuleiro para estimular e propagar o conhecimento sobre as nanopartículas metálicas (NPMs). Após aula expositiva, as equipes foram orientadas na elaboração de um jogo com material de baixo custo. Com base na literatura, foram elaboradas perguntas sobre as características e aplicações das NPMs. O tabuleiro e as regras foram projetados com base no jogo Detetive (Estrela®). O processo de elaboração do jogo foi valioso na aprendizagem sobre NPMs, pois envolveu os graduandos com o tema proposto, abordando aspectos de prática considerados inviáveis de serem executados devido à realidade orçamentária das instituições públicas, além de ter proporcionado um momento de interação lúdica entre os graduandos. Em virtude da escala nanométrica das partículas estudadas no escopo da disciplina de Nanotecnologia, suas aulas práticas requerem infraestrutura, equipamentos e insumo que oneram o orçamento das universidades, inviabilizando sua realização. Portanto, a elaboração e execução de games são indicados no ensino desta ciência, haja vista o envolvimento dos alunos em sua realização.

Referência(s)