Artigo Acesso aberto Produção Nacional

CONTRIBUIÇÕES DA ESCRITA REFLEXIVA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE LÍNGUA INGLESA

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO; Volume: 11; Issue: 27 Linguagem: Português

10.47456/pl.v11i27.33796

ISSN

2236-2592

Autores

Miliane Moreira Cardoso Vieira, Ana Maria Sousa Araújo,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

O trabalho a seguir traz como tema de estudo o Programa Residência Pedagógica de Língua Inglesa. Objetivamos realizar uma análise autorreflexiva dos relatórios de residência, evidenciando as contribuições da escrita reflexiva desenvolvida durante o programa e das ações oriundas deste para a formação docente. É uma pesquisa documental de cunho qualitativo, cujo estudo está inserido no campo da Linguística Aplicada. Como resultado, concluímos que a escrita reflexiva no contexto da Residência Pedagógica de Língua Inglesa, de fato tem grande relevância na formação docente. Em suma, a partir da autorreflexão pude ampliar minha visão sobre a importância de ações voltadas para a formação de professores, bem como pude aprimorar minhas habilidades como futura professora de Língua Inglesa. Palavras-chave: Residência Pedagógica. Língua Inglesa. Autorreflexão.

Referência(s)
Altmetric
PlumX