
O programa de TV Esquadrão da Moda e a construção da credibilidade
2021; Issue: 31 Linguagem: Português
10.26563/dobras.i31.1293
ISSN2358-0003
AutoresPriscila Gil Wagner, Daniela Ripoll,
Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoO objetivo do artigo, baseado nos Estudos Culturais a partir de uma vertentepós-moderna e pós-estruturalista, é analisar a construção da credibilidade por meio daspedagogias da moda que operam no programa Esquadrão da Moda. A moda é um campoamplo de significados e suas pedagogias funcionam de maneira a moldar corpos e construiridentidades, auxiliando no posicionamento dos sujeitos na sociedade e na representaçãode características específicas que eles precisam ter. Evidencia-se que o reality showEsquadrão da Moda, voltado para uma audiência feminina, produz uma ideia de credibilidadea partir de peças oriundas do guarda-roupa masculino, bem como altera o corpoe, por vezes, a conduta das participantes, enquadrando-as em uma série de estereótipossociais.
Referência(s)