
Educação a distância na reprodução do capital: entre a ampliação do acesso e a precarização e alienação do trabalho docente
2020; Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Volume: 18; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/1981-7746-sol00307
ISSN1981-7746
AutoresÉlcio Gustavo Benini, Maria Dilnéia Espíndola Fernandes, Gustavo Henrique Petean, Raphael Camargo Penteado, Luana Silvy de Lorenzi Tezza Magnin,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoResumo A educação a distância tem avançado no contexto brasileiro, locus no qual é percebida como objeto de estudo deste ensaio. Ao considerar as mudanças no processo de trabalho docente engendradas pela modalidade a distância, este estudo teve como objetivo tensionar o desenvolvimento da produtividade do trabalho docente por meio da sua racionalização e sua possível relação com o valor da força de trabalho em sentido amplo. De forma específica, analisa a funcionalidade da educação para a reprodução ampliada do capital, assim como suas contradições positivas e limites e tendo como mote o processo de Bolonha, as implicações de uma zona livre educacional. As principais conclusões alcançadas foram: se, por um lado há uma democratização do acesso à educação, a racionalização do trabalho, além de possibilitar uma educação mais acessível, relaciona-se, de forma imediata, com a precarização e alienação do trabalhador docente e, intrinsecamente e de forma mais ampla, com a diminuição do valor da força de trabalho geral, uma vez que diminuem os custos relacionados com a produção da mercadoria força de trabalho.
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