Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Dando vida ao reconhecimento territorial

2021; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 46; Linguagem: Português

10.18593/r.v46i.26813

ISSN

2177-6059

Autores

Melanie D. Janzen,

Tópico(s)

Indigenous Health, Education, and Rights

Resumo

A problemática da colonização no Canadá e da relação com os povos indígenas é central. Os campi da Universidade de Manitoba, no Canadá, estão localizados nas terras originais de Anishinaabeg, Cree, Oji-Cree, Dakota, povos Dene e no território da Nação Métis. Diante desse fato, a autora se reflete sobre a indação: Como, eu como colona, pesquisadora e professora, ofereço um reconhecimento territorial significativo quando estou tão claramente situada em – e me benefício de – terras roubadas? Desse modo, a autora revisita o significado do reconhecimento territorial (de viver nas terras originárias dos povos indígenas) no ensino, sondando autobiograficamente sentidos que podem dar vida a atos de reconhecimento.

Referência(s)