Artigo Acesso aberto

Hibridismo e transmedialidade na comunicação política dos partidos portugueses no Instagram e no jornalismo político televisivo

2021; Coimbra University Press; Volume: 21; Issue: 38 Linguagem: Português

10.14195/2183-5462_38_6

ISSN

2183-5462

Autores

Carla Baptista, Allan Herison Ferreira, Ana Carolina Trevisan Camilo Ferreira,

Tópico(s)

Social Media and Politics

Resumo

Este artigo trabalha o hibridismo entre a comunicação política partidária digital e o jornalismo audiovisual. A proposta é relacionar a atividade comunicativa na rede social Instagram de 6 partidos portugueses com representação parlamentar (PS, PSD, BE, PCP, CDS e Chega), e dos respetivos líderes, com a cobertura jornalística da sua atividade realizada pelos 3 principais noticiários televisivos, respetivamente o Jornal da Noite (SIC), o Telejornal (RTP1), o Jornal das 8 (TVI) e o CM Jornal (CMTV). Analisamos a comunicação política e partidária na rede social e os enquadramentos noticiosos no jornalismo televisivo, identificando padrões na relação entre as duas plataformas. Exploramos a contaminação entre os discursos textuais e visuais dos vários partidos e os noticiários televisivos, relevando as principais estratégias retóricas ativadas no Instagram e as narrativas televisivas. O artigo pretende contribuir para uma melhor compreensão das lógicas comunicativas dos partidos em ambiente digital e explicitar as transformações na cobertura da política pelos noticiários televisivos, integrados em sistemas mediáticos híbridos.

Referência(s)