A qualidade dos serviços contábeis como ferramenta de gestão para os escritórios de Contabilidade
2004; Issue: 149 Linguagem: Português
ISSN
2526-8414
AutoresTânia Regina Zunino Shigunov, Joisse Antônio Lorandi,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoSobreviver num mercado competitivo representa o grande desafio das empresas nos dias de hoje, justificando assim corresponder as necessidades e as expectativas dos clientes. O presente trabalho tem como tema a qualidade na prestacao de servicos contabeis como ferramenta de gestao, procurando munir o escritorio de condicoes que atendam as exigencias dos clientes. A Contabilidade deixou de ser apenas a escrituracao das mutacoes do patrimonio, passando a ser usada como um instrumento de gestao para o planejamento, o controle e a tomada de decisoes. A Contabilidade a fim de acompanhar o desenvolvimento das empresas e a abertura dos mercados, passou a se preocupar com a questao da qualidade das informacoes, permitindo aos usuarios acompanhar e avaliar a evolucao das empresas por meio da correta aplicacao das Normas Brasileiras de Contabilidade e Principios Fundamentais de Contabilidade como meio para atingir estes fins. Com o advento da tecnologia da informacao, permite-se que o contador ofereca excelencia nos servicos prestados, pois por meio das informacoes contabeis pode fazer parte ativamente do processo decisorio das empresas. Adotar a gestao pela qualidade dentro de uma organizacao contabil significa passar por mudancas significativas, adotar a qualidade por intermedio do Programa 5 S e o ciclo PDCA cria-se um ambiente de trabalho dinâmico, estimulando trabalho em equipe, motivando os funcionarios, atendendo as necessidades dos clientes e tornando a empresa cada vez mais competitiva.
Referência(s)