
O teatro popular em Moçambique: representações e leituras do método do Teatro do Oprimido em terras africanas
2019; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2763-5635
Autores Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoEsse artigo apresenta uma breve historiografia do teatro popular mocambicano, que se origina dos rituais comunitarios do Nyau e Mapiko, avancando ao teatro engajado realizado pelo partido FRELIMO (Frente de Libertacao de Mocambique) que utilizava o teatro como instrumento de propaganda e mensagem didatica no periodo da libertacao do pais da dominacao portuguesa. A partir da iniciativa do ativista politico-cultural Alvim Cossa o metodo do Teatro do Oprimido e sistematizado e organizado em projetos culturais em varias provincias mocambicanas. O artigo pretende demonstrar como o Teatro do Oprimido se desenvolveu no pais, a partir de projetos institucionais patrocinados por instituicoes estrangeiras. Como se desenvolveram os grupos populares de Teatro do Oprimido, qual relacao ha entre a religiosidade dos participantes nos temas politicos abordados nas pecas de Teatro do Oprimido e quais avancos e contradicoes ha na pratica do Teatro do Oprimido em Mocambique com a pratica dos grupos brasileiros. Palavras-chave: Teatro do Oprimido. Augusto Boal. CTO Maputo.
Referência(s)