Resgatando o sentido da profissão docente por meio de tertúlias pedagógicas dialógicas: vozes de professores da Serra Norte do México
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 6; Linguagem: Português
10.5216/racs.v6.67742
ISSN2526-1533
AutoresJosé R. Villar, Alfonso Rodríguez-Oramas,
Tópico(s)Education and Teacher Training
ResumoHá décadas, a pedagogia crítica tem apontado a importância da profissão docente para contribuir com a superação das desigualdades, principalmente quando concebida de forma crítica, científica e libertadora. No entanto, as dinâmicas burocrática e bancária que prevalecem em nossos sistemas educacionais contribuem para o desencanto, a apatia e a progressiva perda de sentido dos professores em relação à profissão, o que compromete o impacto da educação na transformação das realidades sociais. As tertúlias pedagógicas dialógicas que consistem em espaços de formação baseados na aprendizagem dialógica onde os professores acessam as evidências científicas do impacto social das ações educativas permitem contrariar esta situação. Pesquisas anteriores estudaram o impacto dessa ação educativa na Espanha, mas até agora sua eficácia em contextos como a América Latina não foi investigada. Assim, este artigo contribui para preencher essa lacuna ao analisar sua transferência para professores de escolas na região rural de Huauchinango, na Serra Norte do México. Por meio de entrevistas semiestruturadas com abordagem comunicativa aos professores da região, este estudo investiga como as tertúlias pedagógicas dialógicas têm contribuído para que os professores de Huauchinango recuperem o sentido transformador da educação e se reencantem na profissão docente que repercute positivamente na sua prática educacional, nas escolas onde atua e seu bem-estar pessoal.
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