Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A Formação inicial dos professores para trabalhar nas Escolas do Campo

2021; UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; Volume: 30; Issue: 61 Linguagem: Português

10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p253-266

ISSN

2358-0194

Autores

Renata Queiroz de Moraes Americano, Anamaria Santana da Silva,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

RESUMO Esse artigo tem como foco a apresentação e análise dos dados de uma pesquisa a respeito da formação inicial de professores para trabalharem nas escolas do campo. O objetivo da referida pesquisa foi compreender como os cursos de pedagogia têm feito a formação inicial dos professores que irão trabalhar nas escolas do campo e nas escolas ribeirinhas. A pesquisa foi realizada nos sites das Universidades públicas brasileiras, federais e estaduais. O levantamento de dados considerou a oferta de disciplinas nos cursos de pedagogia das universidades federais e estaduais relacionadas à educação do campo: quantidade de disciplinas, carga horária, nome e ementas das disciplinas. Em 263 cursos de pedagogia analisados foram encontradas 112 disciplinas relacionas à educação do campo. No entanto, percebeu-se que, geralmente são ofertadas apenas 1 disciplina por curso e com uma carga horária irrelevante. Além disso, as temáticas encontradas privilegiam as questões mais gerais em detrimento das questões relacionadas às práticas pedagógicas. PALAVRAS CHAVE: Educação do Campo; formação de professores; pedagogia

Referência(s)