
Letra, música e performance: uma análise cancional
2019; Linguagem: Português
10.52397/rcubm.v21i40.933
ISSN2764-5185
AutoresMárlon Souza Vieira, Jovana De Almeida Vieira,
Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoEste artigo tem como proposta a realização de um estudo sobre o gênero “canção”, a partir do modelo de análise tripartido, conforme proposto pelos autores Luiz Tatit (2003) e Cláudia Neiva Matos (2006), que desenvolveram uma abordagem teórica considerando a análise da canção não apenas a partir do eixo letra, mas também dos elementos musicais e dos processos performáticos. Com relação a este último elemento, utilizaremos as considerações de Paul Zumthor, que ressignifica o conceito de “performance” e demonstra sua importância para o processo de recepção estética. A partir desse panorama, ajuizamos como objetivo deste trabalho, a revisitação deste modelo teórico e sua posterior aplicação em forma de análise comparativa visando ao estabelecimento de um modelo de análise. Para o desenvolvimento deste caso, examinamos a música “Além do Horizonte”, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, em quatro versões distintas, buscando demonstrar que, apesar da manutenção do eixo “letra”, o resultado final, ou seja, a produção de sentido gerada pela audição, sofre graus distintos de modificação devido às mudanças nos demais eixos: música e performance. Afirmamos ainda que a ação performática se configura como elemento fundamental no processo de construção de sentido, de modo que a performance se agrega ao discurso verbal e à composição musical formando, assim, o sentido final do conjunto cancional.
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