
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA INTEGRADO AO MÉDIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: APROXIMANDO TEÓRIA E PRÁTICA
2021; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português
10.35818/acta.v15i2.906
ISSN2236-1774
AutoresAline Carla Sousa Cipriano, Anny Camila Lima Rodrigues, Francisco Adelton Alves Ribeiro, Álvaro Itaúna Schalcher Pereira,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoA presente pesquisa objetiva observar a importância do estágio curricular do curso técnico de administração integrado ao médio na modalidade educação de jovens e adultos do PROEJA no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)- campus Timon na formação do perfil profissional dos discentes. A problemática desta pesquisa é: quais os desafios enfrentados pelos discentes em relação à prática do estágio curricular? Para responder esse questionamento e objetivos traçados, usamos como aporte teórico Arroyo (2011), Frigotto (2011), Saviani (2007), Ramos (2006). Embasados no Materialismo Histórico Dialético a pesquisa usou a estratégia metodológica de caráter qualitativa, como instrumento de coleta de dados a análise documental, entrevista aberta e observação informal, que possibilitou o desenvolvimento sistemático do estudo. Diante dos resultados constatamos que o currículo integrado no PROEJA é um projeto em construção, que precisa de reflexões e compromisso, devendo ser repensado o aspecto opcional do estágio e da disciplina. Destacamos na pesquisa as expectativas dos discentes na realização do estagio, suas dificuldades, limitações, nesta atividade essencial na formação profissional de qualidade.
Referência(s)