
A retórica populista do jornal Extra
2021; Coimbra University Press; Issue: 12 Linguagem: Português
10.14195/2183-6019_12_7
ISSN2183-6019
AutoresRodrigo Nascimento Reis, Marco Roxo,
Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoO Extra, com sede no Rio de Janeiro e fundado em 1998, é um dos jornais populares reconhecidos no Brasil pela linguagem simples, preço acessível e proximidade com a realidade do público. Nessa direção, o artigo busca verificar como ocorreu a atuação do veículo durante a Copa do Mundo de 2014. Deslocamos, portanto, o conceito de populismo do campo político para estudá-lo apenas na sua forma comunicativa e empreendemos uma análise para entender como o impresso fala em nome do povo e onde estaria o apelo emocional. A coleta, por meio da adjetivação do veículo aos jogadores, partidas, seleções e outros tópicos, atua como chave explicativa para identificar uma discursividade populista. Nesse sentido, encontramos no veículo um apelo retórico, já bastante conhecido nas disputas políticas, que no caso da Copa foi frisado pela linguagem carregada, uso de bordões futebolísticos, narrativas de cunho apelativo e dramático envolvendo o contexto das partidas.
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