
A intermediação sensível e a ética discursiva no processo de letramento acadêmico em contexto de educação à distância
2020; Volume: 16; Issue: 3 Linguagem: Português
10.5335/rdes.v16i3.11493
ISSN2236-5400
AutoresRita de Cássia Souto Maior, Antônio Carlos Santos de Lima,
Tópico(s)Discourse Analysis in Language Studies
ResumoO presente artigo tem como objetivo analisar o processo de aprendizagem de professores/as em formação inicial dentro das discussões sobre o letramento acadêmico. Utilizando pressupostos teórico-metodológicos da Linguística Aplicada, adotamos a perspectiva interpretativista de pesquisa para analisar momentos presenciais e a distância das interações entre professor e discentes no fórum de discussões e em aulas presenciais de um componente curricular ofertado no primeiro semestre do curso de Letras/Português de um Instituto Federal. Após as análises, concluímos que os acontecimentos observados estão relacionados à condução da aula (em momentos presenciais e não presenciais) não condizente a um processo de letramento acadêmico efetivo e significativo. Para o desenvolvimento de uma prática mais efetiva, concluímos que deveria ocorrer uma prática pedagógica de intermediação sensível, associada a produção numa perspectiva de ética discursiva, para que os/as futuros/as professores/as pudessem atuar atendendo à demanda de uma formação mais autônoma e crítica.
Referência(s)