Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Formas sociais, comunicação e tipificações do afeto numa torcida de futebol

2020; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português

10.11606/issn.1982-8160.v14i2p241-259

ISSN

1982-8160

Autores

Aline Meriane do Carmo de Freitas, Fábio Fonseca de Castro,

Tópico(s)

Adventure Sports and Sensation Seeking

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma etnografia dos processos comunicacionais presentes numa torcida de futebol, a barra brava Camisa 33, do Clube do Remo, de Belém-PA. A partir de uma proposição de diálogo entre Antropologia e Comunicação, baseando-se nos estudos de Alfred Schutz e Georg Simmel, buscou-se compreender os processos intersubjetivos manifestos por meio dos afetos e sensibilidades experienciados pela torcida e expressos por meio de formas sociais. Buscou-se realizar uma análise dos processos socioculturais comunicativos com o objetivo de compreender a construção social das sensibilidades e a produção de sentidos sensíveis que envolvem os torcedores da equipe.

Referência(s)