
Formas sociais, comunicação e tipificações do afeto numa torcida de futebol
2020; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português
10.11606/issn.1982-8160.v14i2p241-259
ISSN1982-8160
AutoresAline Meriane do Carmo de Freitas, Fábio Fonseca de Castro,
Tópico(s)Adventure Sports and Sensation Seeking
ResumoO artigo apresenta os resultados de uma etnografia dos processos comunicacionais presentes numa torcida de futebol, a barra brava Camisa 33, do Clube do Remo, de Belém-PA. A partir de uma proposição de diálogo entre Antropologia e Comunicação, baseando-se nos estudos de Alfred Schutz e Georg Simmel, buscou-se compreender os processos intersubjetivos manifestos por meio dos afetos e sensibilidades experienciados pela torcida e expressos por meio de formas sociais. Buscou-se realizar uma análise dos processos socioculturais comunicativos com o objetivo de compreender a construção social das sensibilidades e a produção de sentidos sensíveis que envolvem os torcedores da equipe.
Referência(s)