Seminário temático na graduação em direito em tempos de pandemia: relato de experiência do uso de tecnologias digitais na discussão sobre o acesso à justiça na disciplina Filosofia como fio condutor do projeto/ Thematic seminar in the graduate of law in pandemic times: experience report on the use of digital technologies in the discussion about the access to justice in the Philosophy discipline as the main thread of the projec

2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 4 Linguagem: Português

10.34117/bjdv7n4-609

ISSN

2525-8761

Autores

Gabriella Sousa da Silva Barbosa, Isabel Cristina Costa Freire, Glaucia Fernanda Oliveira Martins Batalha, Gerson Carvalho de Morais, Ana Luísa Bogéa Almeida, Lettycia Kelly Gomes Colins, Israel William Beckman Nascimento, João Batista Bottentuit,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

O uso de metodologias ativas tem por objetivo tornar o aluno sujeito protagonista do processo de ensino aprendizagem. Por meio do modelo de projeto, o Seminário Temático do curso de Direito vespertino da Faculdade Santa Terezinha – CEST do primeiro semestre letivo do ano de 2020 intentou problematizar os impactos do direito fundamental de acesso à justiça na atualidade. Com o advento da pandemia de Covid-19 e obrigatoriedade do isolamento social, modificou-se a metodologia de trabalho, incorporando um Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA e Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs. O presente artigo traz um relato dessa experiência, utilizando-se de método dedutivo e de pesquisas bibliográfica e análise documental, com caráter qualitativo. Concluiu-se que a utilização das TICs em conjunto ao uso da metodologia ativa incrementou os resultados, gerando aprofundamento dos trabalhos e o desenvolvimento de capacidade crítica e observação do mundo sob novos ângulos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX