Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

JEEDMA: a utilização de um jogo eletrônico educacional gamificado para o desenvolvimento da cognição numérica

2021; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.3895/actio.v6n1.12765

ISSN

2525-8923

Autores

Juliano Aléssio da Silva, Marília Bazan Blanco, João Coelho Neto,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Os jogos eletrônicos educacionais podem ser utilizados nas mais diversas formas de ensino, tanto em um contexto tradicional quanto com alunos com necessidades especiais, visto seu potencial para auxiliar no desenvolvimento da Cognição Numérica. Este trabalho tem como objetivo geral apresentar um jogo eletrônico educacional gamificado, denominado de Jogo Eletrônico Educacional em Matemática – JEEDMA, para auxiliar o desenvolvimento da Cognição Numérica. O encaminhamento metodológico utilizado foi o qualitativo para analisar a aplicação do jogo em crianças dos anos iniciais, a fim de analisar o desenvolvimento da Cognição Numérica. Diante das análises, se torna possível identificar que o JEEDMA contribuiu para o desenvolvimento da Cognição Numérica dos indivíduos dos anos iniciais, uma vez que o tempo gasto para conclusão das tarefas e a quantidade de erros para completá-las diminuíram ao longo do tempo de sua aplicação.

Referência(s)
Altmetric
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