
Auto da Compadecida em Tempos de Pandemia: um relato de experiência da produção de uma radionovela durante a maior crise sanitária do século XXI
2020; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
1982-8829
AutoresGiovana Borges Mesquita, Sheila Borges de Oliveira, Sarah Rêgo, Vitória Lima, Cecília Avellar Diniz Rebêlo Távora, Victoria Catherine Sim Melo, Emilly Silva, Lucas Santos, Gabriel Frazão Silva Pedrosa,
Tópico(s)Radio, Podcasts, and Digital Media
ResumoO objetivo do trabalho e relatar a experiencia de realizacao da Radionovela “Auto da Compadecida em Tempos de Pandemia”, produzida por estudantes e professores dos cursos de Comunicacao Social e Design, da Universidade Federal de Pernambuco, campus Caruaru (PE). A radionovela, dividida em nove episodios, foi adaptada e veiculada entre os meses de maio e junho de 2020, em meio a pandemia do novo coronavirus. Para realiza-la, foram feitas uma serie de encontros virtuais com a equipe, que adaptou o texto, dirigiu os radioatores, editou, trilhou, montou e veiculou a producao nas redes sociais e em radios comunitarias e educativas do Brasil. Apesar de trabalhar com uma das obras mais conhecidas do escritor Ariano Suassuna, a coordenacao do projeto procurou colocar na adaptacao, discussoes sobre o novo coronavirus (incluindo na historia, o Capitao Covid), fake news e questoes economicas e politicas, que tem comprometido a adocao de medidas necessarias de isolamento social. Junto a producao sonora, foram elaborados conteudos graficos para divulgacao nas redes sociais e criadas paginas no Instagram e em servicos de streaming de musica, podcast e video, a exemplo do Spotify. Apostamos no que Kischinhevsky 1 chama de radio expandido, conceito que esta na centralidade da atual producao sonora por meio de um transbordamento dos conteudos da radio tradicional para outras plataformas, como computadores, tablets, celulares, televisoes por assinaturas e redes sociais. Sao esforcos dos produtores de conteudos sonoros para conseguir um maior mobilizacao da audiencia.
Referência(s)