Artigo Produção Nacional

Gestão pedagógica, administrativa e pastoral da Escola Marista:

2018; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

2763-5929

Autores

Simone Engler Hahn, Bettina Steren dos Santos,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

A centralidade da missao de uma escola marista e evangelizar por meio da educacao. Cumprir com esse legado deixado pelo fundador Sao Marcelino Champagnat torna-se vital para a perenidade da instituicao que, em 2017, completou 200 anos de fundacao. Porem, diante das exigencias dos novos contextos, faz-se necessario estar atento as demandas de um cenario competitivo que indica no horizonte um novo desenho de escola. O presente artigo apresenta essas reflexoes a partir dos documentos institucionais e dos achados da pesquisa de dissertacao de mestrado, realizada no Programa de Pos-graduacao em Educacao da Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul (PUCRS), apresentada por Hahn (2015), de titulo “Filosofia marista e indicadores do cenario educacional atual: uma tessitura possivel”, discutindo como os gestores das escolas investigadas articulam, na gestao dos Colegios da Rede Marista da PMBSA, os principios da filosofia marista com a imperativa necessidade do enfrentamento de indicadores do cenario educacional, tendo em vista a sustentabilidade e a perenidade destes. Para compreender a gestao da escola marista, foi necessario estudar o tripe de desempenhos academicos, financeiros e de vivencia dos valores institucionais maristas. Como pressupostos metodologicos, foram investigados colegios que estao situados em diferentes municipios do Rio Grande do Sul. Os diretores, gestores desses colegios, indicados como sujeitos da pesquisa, apresentaram comprovados resultados no exercicio da gestao, mediante avaliacao de indicadores de desempenhos financeiros e academicos de cada colegio. Ao finalizar o estudo, foi possivel concluir que os colegios sao sustentaveis tanto do ponto de vista da missao quanto da gestao.

Referência(s)