
O Potencial de Contribuição das Parcerias Público-Privadas (PPP) para a Gestão Universitária: o caso da Universidade Federal de Santa Catarina
2021; Volume: 26; Issue: 2 Linguagem: Português
10.7867/1980-4431.2021v26n2p57-79
ISSN1980-4431
AutoresGuilherme Fortkamp da Silveira, Victor Meyer,
Tópico(s)Public-Private Partnership Projects
ResumoA transformacao do modelo burocratico em modelos gerenciais de administracao provocou mudancas nas estrategias adotadas pelas organizacoes publicas para aumentar sua eficiencia e contornar a ausencia de recursos para financiar os servicos publicos, destacando-se, nesta conjuntura, o surgimento das Parcerias Publico-Privadas (PPP). Originadas nos anos 1990 no continente europeu, as PPP vem demonstrando ser uma alternativa para promover a gestao de recursos publica de modo mais eficiente, em um cenario economico instavel, incerto e desafiador para organizacoes publicas e privadas. A complexidade das Instituicoes Federais de Educacao Superior (IFES), somada a necessidade do desenvolvimento de ferramentas gerenciais e ao cenario de restricao orcamentaria, faz das PPP uma inovadora estrategia organizacional para manutencao e avanco de suas atividades academicas e gerenciais. O trabalho esta baseado em estudo de caso de caracteristicas qualitativas, a partir da percepcao de especialistas em PPP e gestores universitarios. A IFES estudada e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foram identificados os principais motivos para implantar PPP nas IFES e quais acoes a UFSC devera realizar para buscar superar os desafios deste novo modelo contratual .
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