Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

As principais contribuições das Teorias da Aprendizagem para à aplicação das Metodologias Ativas

2021; INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE; Volume: 19; Issue: 1 Linguagem: Português

10.15536/thema.v19.2021.153-163.1466

ISSN

2177-2894

Autores

Maria Luisa Cervi Uzun,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Este artigo constitui-se em texto de revisão bibliográfica, que tem como objetivo fazer um levantamento sobre as principais contribuições de algumas teorias da aprendizagem para as metodologias ativas. No contexto de discussões sobre metodologias ativas, especialmente no ensino superior, o presente trabalho se faz necessário para situar esta metodologia com abordagens já sacramentadas no âmbito pedagógico. Discorremos este artigo pautado nas principais teorias da aprendizagem de John Dewey (1859-1952), Carl Rogers (1902-1987), Piaget (1923-1980), David Ausubel (1918-2008) e Vygotsky (1896-1934). Conclui-se que as teorias da aprendizagem dão suporte pedagógico à aplicação de um método ativo de ensino-aprendizagem fornecendo assistência contínua ao professor no que tange a cognição dos alunos. Palavras-chave: Ensino Superior; Metodologias Ativas; Teorias da Aprendizagem.

Referência(s)