
Construindo um Teste de Capacidade de Leitura Autoaplicável com Apresentação Aleatória de Estímulos
2021; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2075-9479
AutoresDavi Alves Oliveira, Sidnei Werner Woelfer, Lêda María Braga Tomitch,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoO presente artigo relata resultados preliminares de um estudo piloto exploratorio que propoe uma versao do Teste de Capacidade de Leitura (Reading Span Test, Daneman & Carpenter, 1980) que nao necessite de leitura em voz alta e que possa ser aplicado sem intervencao constante do(a) pesquisador(a), permitindo auto aplicacao e viabilizando aplicacao em grupos. Alem disso, a versao proposta apresenta as sentencas-estimulo em ordem aleatoria, de forma a tentar reduzir o efeito de retestagem (Scharfen, Jansen, & Holling, 2018). O instrumento foi desenvolvido em JavaScript com a biblioteca jsPsych (de Leeuw, 2015; de Leeuw & Motz, 2016), podendo ser disponibilizado na web. Para testar a validade da versao proposta, dez participantes foram convidados a realizar o teste na versao em lingua portuguesa desenvolvida por Tomitch (2003) que tem as caracteristicas basicas do teste original, e na versao autoaplicavel proposta. Os resultados mostram uma correlacao positiva moderada estatisticamente significativa entre as duas versoes, apontando para a validade da versao proposta. Adicionalmente, a versao autoaplicavel mostrou-se significativamente mais facil que a versao classica. Por conta disso, uma limitacao no tempo de leitura foi adicionada de forma a aproximar a versao com leitura silenciosa da versao com leitura em voz alta. Verificou-se tambem que a quantidade de caracteres, quantidade de silabas, a posicao da palavra no nivel e o nivel em que a palavra e apresentada exercem influencia significativa na probabilidade de recordacao da palavra a ser recordada. Nao foram observados efeitos significativos do numero de palavras na sentenca lida. Sugere-se, para versoes futuras do teste, a selecao de sentencas com palavras finais que tenham a menor variacao possivel no numero de caracteres e quantidade de silabas ou que tal variacao seja levada em consideracao na pontuacao. Palavras-chave: Memoria de trabalho, teste de capacidade de leitura, testes de memoria e aprendizagem, testes de linguagem, JsPsych.
Referência(s)