Artigo Produção Nacional

Construindo um Teste de Capacidade de Leitura Autoaplicável com Apresentação Aleatória de Estímulos

2021; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2075-9479

Autores

Davi Alves Oliveira, Sidnei Werner Woelfer, Lêda María Braga Tomitch,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

O presente artigo relata resultados preliminares de um estudo piloto exploratorio que propoe uma versao do Teste de Capacidade de Leitura (Reading Span Test, Daneman & Carpenter, 1980) que nao necessite de leitura em voz alta e que possa ser aplicado sem intervencao constante do(a) pesquisador(a), permitindo auto aplicacao e viabilizando aplicacao em grupos. Alem disso, a versao proposta apresenta as sentencas-estimulo em ordem aleatoria, de forma a tentar reduzir o efeito de retestagem (Scharfen, Jansen, & Holling, 2018). O instrumento foi desenvolvido em JavaScript com a biblioteca jsPsych (de Leeuw, 2015; de Leeuw & Motz, 2016), podendo ser disponibilizado na web. Para testar a validade da versao proposta, dez participantes foram convidados a realizar o teste na versao em lingua portuguesa desenvolvida por Tomitch (2003) que tem as caracteristicas basicas do teste original, e na versao autoaplicavel proposta. Os resultados mostram uma correlacao positiva moderada estatisticamente significativa entre as duas versoes, apontando para a validade da versao proposta. Adicionalmente, a versao autoaplicavel mostrou-se significativamente mais facil que a versao classica. Por conta disso, uma limitacao no tempo de leitura foi adicionada de forma a aproximar a versao com leitura silenciosa da versao com leitura em voz alta. Verificou-se tambem que a quantidade de caracteres, quantidade de silabas, a posicao da palavra no nivel e o nivel em que a palavra e apresentada exercem influencia significativa na probabilidade de recordacao da palavra a ser recordada. Nao foram observados efeitos significativos do numero de palavras na sentenca lida. Sugere-se, para versoes futuras do teste, a selecao de sentencas com palavras finais que tenham a menor variacao possivel no numero de caracteres e quantidade de silabas ou que tal variacao seja levada em consideracao na pontuacao. Palavras-chave: Memoria de trabalho, teste de capacidade de leitura, testes de memoria e aprendizagem, testes de linguagem, JsPsych.

Referência(s)