Artigo Acesso aberto

Ontem, hoje… e amanhã? Refletindo sobre os percursos educativos de 8 homens em um estabelecimento prisional português

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 15; Linguagem: Português

10.14244/198271994626

ISSN

1982-7199

Autores

Rarissa Maiara Fernandes de Lira, Luís Alcoforado,

Tópico(s)

Educational Practices and Policies

Resumo

Este artigo procura elaborar uma reflexão a partir de um recorte do estudo empírico, de uma pesquisa mais alargada, que traz à luz a fala autobiográfica sobre as vivências do passado, procurando compreender como elas interferiram (e interferem) nos percursos educativos, nas motivações e nos interesses para aprendizagem e a construção de projetos de vida para o futuro. Resultantes do relato de histórias de vida, os dados apresentados descrevem parte da realidade de oito homens reclusos em um estabelecimento prisional português, de nível de segurança alta e complexidade de gestão elevada, com uma população reclusa exclusivamente masculina, e estando situado na região do centro de Portugal. As informações recolhidas foram organizadas e analisadas respeitando a ordem dos três polos cronológicos: pré-análise (1), exploração do material (2) e tratamento dos resultados, inferência e interpretação (3). Os resultados sugerem que os motivos, razões e interesses que levaram, no passado, e que levam, na atualidade, os reclusos a se relacionarem com a educação escolar, assumem contornos plurais, acidentados, de origens variadas e de cariz heterogêneo.

Referência(s)