Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Paratextos em livros literários infantis: Entre texto, paratextos e leitor

2021; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5935/2179-0027.20210007

ISSN

2179-0027

Autores

Flávia Brocchetto Ramos, Maria Isabel Silveira Furtado, Carla Valentı́n,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

No processo de formação de leitores, os paratextos tendem a não ser considerados pelos mediadores. Diante disso, este artigo objetivou analisar como os paratextos podem incidir na leitura e recepção de uma obra. Toma-se como referência A bruxinha e o dragão , de Jean-Claude R. Alphen, obra que é analisada sob a perspectiva de paratextos (GENETTE, 2009) e sob o viés da leitura literária na escola (RAMOS, 2010, 2013). A análise desse livro deve-se a escolha feita por estudantes, integrantes de dois grupos focais, oriundos do quarto ano do Ensino Fundamental, entre títulos que compõem acervo do PNBE - 2014. O estudo indica que os elementos verbais e icônicos que constituem os paratextos complementam-se na apresentação da obra. Nessa perspectiva, a investigação sinaliza que, nos livros literários infantis, tais elementos podem ser um elo entre o leitor e o texto, para além dos fins de comercialização.

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