
AS PRÁTICAS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: REINVENÇÃO E DESIGUALDADE
2021; INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.23926/rpd.2021.v6.n1.e012.id995
ISSN2526-2149
AutoresMarcos Roberto Godoi, Larissa Beraldo Kawashima, Luciane de Almeida Gomes, Christiane Caneva,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoNum período de rápida transformação e de alta incerteza quanto ao futuro, esta pesquisa teve como objetivo identificar as práticas do ensino remoto emergencial (ERE) na educação física durante o isolamento social devido à COVID-19, os desafios e as aprendizagens dos professores e suas expectativas de integração das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino futuro. Este estudo exploratório foi realizado com 33 professores de educação física de escolas públicas de Cuiabá-MT, que responderam um formulário online. A maioria dos professores usam o WhatsApp para encaminhar as tarefas, gravam vídeos e áudios, usam vídeos e textos da Internet. Eles também expressaram os desafios e aprendizagens profissionais relacionadas ao ERE e pretendem integrar mais as TDICs no ensino futuramente. A pandemia de COVID-19 forçou uma reinvenção ou adaptação no processo de ensino-aprendizagem da educação física, mediado pelas tecnologias digitais. Porém, as desigualdades sociais refletem fortemente no acesso à essas tecnologias.
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