Artigo Acesso aberto Produção Nacional

revisão de texto por pares como metodologia ativa para o aprimoramento da escrita acadêmica

2021; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 34; Issue: 1 Linguagem: Português

10.11606/issn.2236-4242.v34i1p137-158

ISSN

2236-4242

Autores

Sueli Cristina Marquesi, Andréa Pisan Soares Aguiar,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Neste artigo, temos como objetivo apresentar a aplicação da metodologia de aprendizagem por pares adaptada a uma atividade de revisão de texto acadêmico, especificamente de resumo de dissertação de mestrado. Para o desenvolvimento dessa proposta, buscamos o aporte teórico que trata de metodologias ativas, bem como de interação e de escrita como processo recursivo, do qual faz parte a etapa de revisão. Entendemos que abordar o ensino da escrita acadêmica da perspectiva de tais metodologias permite alinhá-lo ao paradigma atual, segundo o qual, o aluno assume um papel ativo na própria aprendizagem, e o professor torna-se um orientador de caminhos que possibilitam a construção individual e coletiva de conhecimentos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX