
Educação das relações étnico-raciais na residência pedagógica de sociologia
2021; Volume: 13; Issue: 26 Linguagem: Português
10.31639/rbpfp.v13i26.408
ISSN2176-4360
AutoresCleyde Ridrigues Rodrigues Amorim, Yamilia Paula,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEste texto objetiva discutir a formação de professores de Sociologia, no Programa Residência Pedagógica – Sociologia, e em especial a formação voltada para a educação das relações étnico-raciais. O Programa foi subsidiado pela agência governamental CAPES por 18 meses (2018/2020), e desenvolvido em uma escola pública de ensino médio em Vila Velha, região metropolitana de Vitória/ES. Para este trabalho nos utilizamos da pesquisa participante, observações e entrevistas. Os resultados do Programa Residência Pedagógica foram significativos para a formação dos licenciandos e para a formação continuada dos professores envolvidos, além de dinamizar as atividades didático-pedagógicas na escola. O estudo também apontou para a necessidade e importância da formação como fator preponderante para a discussão da história e cultura africana e afro-brasileira, prevista pela Lei 10.639/2003 no ensino brasileiro.
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