EDUCAÇÃO PARA O LAZER: SABERES E COMPREENSÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
2018; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2316-4484
AutoresMaria Auxiliadora da Silva, Leonardo Rodrigues Souza,
Tópico(s)Physical Education and Gymnastics
ResumoNa proposta deste estudo buscou-se entender de que forma o lazer tem sido trabalhado na escola, sobretudo nas aulas de Educacao Fisica, bem como descrever a importância dada ao tema conforme o conhecimento e compreensao dos alunos do ensino medio. Tratou-se de um estudo quali-quantitativo, descritivo e de carater transversal. A amostra (n=25) foi do tipo nao-probabilistica, determinada de forma aleatoria simples e por julgamento, e contou com alunos de ambos os sexos do ensino medio. Para tanto, utilizou-se de um questionario aberto proposto por Silva (2015), adaptado e ampliado para o objetivo deste estudo, contendo 10 questoes referentes ao lazer, educacao e aulas de Educacao Fisica no ensino medio. Para a interpretacao dos dados foram realizadas leituras flutuantes das respostas obtidas, que permitiram a determinacao das principais categorias de interesse. A partir de entao, os discursos foram codificados para preservar o anonimato dos participantes e apresentados por meio de tabelas. Ao termino da pesquisa, constatou-se ausencia de discussao acerca do lazer no recinto escolar, e quando em pouquissimas vezes mencionado sempre atrelado a pratica de atividades esportivas, aptidao fisica, promocao da saude e as aulas praticas de Educacao Fisica. Tal situacao nos poem a repensarmos a estrutura curricular de Educacao Fisica no ensino medio, para que assim possamos construir uma sociedade que entenda o lazer em sua amplitude, como um direito propriamente dito, a fim de que fujamos do conceito unitario do qual compreende o lazer apenas como uma mera atividade de descanso e privilegio dos mais abastados.
Referência(s)