A Educação na Fronteira: Características do Processo de Ensino-aprendizagem no Município de Pato Bragado (Paraná-Brasil)
2019; Pedagogical and Technological University of Colombia; Volume: 14; Issue: 20 Linguagem: Português
ISSN
2500-8684
AutoresVanderson Rafael Muller Dapper, Marli Terezinha Szumilo Schlosser,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoNa pesquisa em questao considerou-se a fronteira como espaco social que extrapola os limites politicos e cartograficos dos paises com as interacoes que as populacoes fronteiricas estabelecem entre si. Objetiva-se discutir neste trabalho as caracteristicas da educacao desenvolvida nos espacos de fronteira. Para tanto, procedeu-se a investigacao sobre o processo de ensino-aprendizagem na perspectiva das professoras de Geografia do municipio de Pato Bragado (Parana-Brasil). Desse modo, observou-se a presenca de varios estudantes paraguaios no educandario que enfrentam dificuldades quando matriculados e inseridos nas escolas bragadenses. Desta forma permite considerar que as escolas da fronteira necessitam se apropriar da diversidade cultural e linguistica existente no ambiente escolar e elaborar projetos educacionais a partir desta realidade.
Referência(s)