Artigo Revisado por pares

DESENVOLVIMENTO ESPORTIVO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CRISTÁLIA, MG: UMA ABORDAGEM ACERCA DAS MANIFESTAÇÕES ESPORTIVAS

2018; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2316-4484

Autores

Max Rislley Alves Silva, Leonardo Rodrigues Souza,

Tópico(s)

Physical Education and Pedagogy

Resumo

Buscou-se com este estudo identificar o nivel de desenvolvimento esportivo de discentes de uma escola publica da cidade de Cristalia, MG. Tratou-se de um estudo de campo, de corte transversal, de natureza quantitativa. A populacao foi composta por estudantes das series iniciais do ensino fundamental, cuja a amostra foi constituida por 35 alunos do 5° do ensino fundamental, determinada de forma nao probabilistica, por julgamento. Para a coleta de dados utilizou-se de um questionario estruturado, adaptado e ampliado a partir da proposta de Katayama et al (2012), contendo 14 questoes correlacionadas ao esporte e seus significados. A tabulacao, analise e interpretacao dos dados deu-se por meio das tecnicas descritivas de contagem e comparacao, tendo os dados organizados em graficos e tabelas para melhor compreensao com recursos do Excel for Windows 2013. Apesar do esporte e seus conceitos serem pouco desenvolvidos nas aulas de Educacao Fisica da escola investigada, observou-se uma forte correlacao entre a manifestacao “Esporte-Lazer” com os significados que os alunos dao as suas praticas desportivas; contrastando, entretanto, com aquilo que os motivam a praticar esporte, cujos resultados demostraram uma correlacao maior com a manifestacao “Esporte de Desempenho/competicao”, mesmo nao havendo historico de jogos escolares, internos ou externos, na instituicao. Contudo, reconhecemos que nao e objetivo da Educacao Fisica revelar atletas, mas, a medida que o esporte estiver sendo proposto na escola como um conhecimento elaborado e sistematizado, podera sim, estar proporcionando aos alunos tambem essa possibilidade. Para tanto, vemos uma necessidade em estabelecer vinculos entre coordenacao pedagogica, direcao, corpo docente e comunidade escolar para que essas relacoes favorecam e direcionem um caminho para o real desenvolvimento do esporte na escola e, consequentemente, na regiao.

Referência(s)