Curadoria ou autoria na criação de documentários cênicos biográficos: Os casos de Lola Arias e Jérôme Bel
2021; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 1; Issue: 40 Linguagem: Português
10.5965/1414573101402021e0115
ISSN2358-6958
AutoresRafaella Uhiara, Denise Cobello,
Tópico(s)Theatre and Performance Studies
ResumoQuais os limites entre um trabalho criativo de encenação e um trabalho curatorial? A partir da observação de duas séries de espetáculos documentários biográficos – Mis documentos (2012-2017), de Lola Arias, e os solos de dançarinos do coreógrafo Jérôme Bel (2004-2009) –, propusemos uma reflexão sobre autoria e curadoria nesse gênero de espetáculos, pois, mesmo realizando trabalhos similares, Lola Arias designa seu trabalho como “curadoria” e Jérôme Bel, não. O estudo se interessou por esse modo de produção cênica, principalmente pelos diferentes caminhos que levaram os dois artistas ao uso dessa forma e as relações autorais entre o encenador e o sujeito que compõe e interpreta sua biografia.
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