
Secondary occupations in Goiania
2021; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 27; Linguagem: Português
10.26512/lc.v27.2021.36308
ISSN1981-0431
AutoresFlávio Munhoz Sofiati, José Elias Domingos Costa Marques, João Roberto Resende Ferreira,
Tópico(s)Youth Education and Societal Dynamics
ResumoO artigo debate as ocupações das escolas públicas em Goiânia ocorridas em 2015 e 2016, à luz das experiências formativas e subjetivações dos jovens, como protesto contra a transferência da gestão escolar para “Organizações Sociais”. A análise debruçou-se sobre três indicadores: panorama das ocupações no Estado; formação e socialização política das e dos jovens nas ocupações e os impactos formativos das vivências e experiências de participação. Constatamos que estes jovens tornaram visíveis os caminhos para a defesa da gestão democrática e a proposição de outro modelo de formação humana e de escola, em maior conexão com as lutas coletivas que combatem as exclusões da sociedade.
Referência(s)