Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Modelo de Drude e a interação da luz com a matéria

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 38; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5007/2175-7941.2021.e71824

ISSN

2175-7941

Autores

Fabiana Botelho Kneubil,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Neste trabalho, discutimos aspectos das dimensões fenomenológica e teórica do conhecimento físico e o papel dos modelos como ponte unificadora dessas duas facetas do conhecimento. No âmbito do ensino, percebe-se que as teorias ensinadas são pouco relacionadas aos fenômenos do cotidiano. Por isso, enfatizamos a importância do uso de modelos como instrumentos capazes de promover uma ligação entre o mundo abstrato, representado pelas teorias e o mundo palpável, representado pelos fenômenos. Com o objetivo de dar realidade à infinidade de nuances que o conhecimento físico contempla, exploramos um modelo, chamado modelo de Drude, voltado para cursos introdutórios de eletromagnetismo do ensino superior. Este exemplo descreve como é a interação de ondas eletromagnéticas com a matéria. O principal objetivo é explicitar, de maneira mais clara possível, as ligações entre ideias físicas, representadas pela teoria do eletromagnetismo, e o mundo fenomenológico, de modo a possibilitar que professores e estudantes de física tenham uma relação com o conhecimento mais epistemológica e rica.

Referência(s)