Artigo Revisado por pares

FOGO MORTO: A DRAMATIZAÇÃO SOCIAL E SUBJETIVA DA DECADÊNCIA:

2013; Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO); Issue: 6 Linguagem: Português

ISSN

2236-7403

Autores

Bárbara Del Rio Araújo,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

RESUMO: Este trabalho visa ao estudo da obra Fogo Morto (1943), de Jose Lins do Rego, especificamente da analise dos elementos esteticos, que dramatizam na narrativa a transicao das praticas mercantilistas para a economia capitalista no nordeste brasileiro. Considerada pela critica literaria como o romance que conclui magistralmente o “ciclo da cana-de-acucar”, Fogo Morto representa o declinio da estrutura dos engenhos e, sobretudo, a degradacao humana frente a modernizacao. Em face dos outros romances do ciclo, a obra referida e caracterizada pela sedimentacao dos procedimentos artisticos, contudo nao se pretende estender ao estudo comparado desses procedimentos, mas investigar de que modo Fogo Morto consegue contemplar dinamicamente a realidade decadente acucareira enquanto forma artistica. Atraves da analise da instância narrativa e da configuracao dos personagens, os quais sao adotados tradicionalmente pela critica como tipos, representantes de um grupo social, pretender-se-a evidenciar a sua complexidade de modo a dramatizar, na exposicao do seu psicologismo, o declinio socioeconomico da regiao. Nesse sentido, interessa demonstrar como o romance, atraves da combinacao matizada das esferas social e subjetiva, supera o didatismo e a rigidez, que separa a ficcao brasileira dos anos 30 em rotulos “social-regional” e “psicologico-intimista”, encenando de forma mais contundente o tema da decadencia. PALAVRAS-CHAVE: Romance regional. Romance intimista. Fogo Morto. ABSTRACT: This paper aims the study of Fogo Morto, from Jose Lins do Rego, specifically the aesthetic elements´ analyses, which dramatize on the narrative the transition of mercantilism practices for capitalist economy in the Brazilian northeast. Considered by literary criticism as a novel that concluded magnificently the cycle of sugar-cane, the book refereed is characterized by artistic procedure sedimentation, although it isn’t this research focus. We intend to examine how Fogo Morto can contemplate dynamically the decaying sugar reality as artistic form. By the narrative focus and the characters setting, which are traditionally adopted as simple types, representatives of social groups, We intend to evidence its complexity, that made them dramatize, in its psychologism, the regional social decline. In this sense, it´s part of this research to show how the novel Fogo Morto, by the balanced combination between the social and subjective aspects, overcome the didatism and the rigidness, that divide the 30´s Brazilian fiction in tags social-regional and psychological-intimate, exhibiting better the decay theme. KEYWORDS: Regional Novel. Intimate Novel. Fogo Morto.

Referência(s)