
Perfil do consumidor de vinhos em Lages – Santa Catarina
2021; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português
10.21674/2448-0479.71.103-110
ISSN2448-0479
AutoresDouglas André Würz, Marcus Outemane,
Tópico(s)Wine Industry and Tourism
ResumoÉ importante identificar e definir os perfis de compradores para, depois, estabelecer estratégias de oferta compatíveis com esses diferentes perfis. Neste contexto, a segmentação do mercado é uma das principais aplicações. Tem-se como objetivo deste trabalho realizar uma análise sobre o perfil dos consumidores de vinhos e espumantes, em Lages, Santa Catarina. O presente trabalho apresenta um caráter exploratório-descritivo, com uma amostra para pesquisa de 150 consumidores de vinhos do município de Lages/SC, que apresentam hábito de consumir regularmente vinhos, para os quais foram aplicados questionários, de Março a Julho de 2017. Com a realização do presente trabalho, foi possível realizar uma caracterização do consumidor de vinhos em Lages, sendo estas informações relevantes para estratégias de mercado, buscando o aumento da comercialização e consumo de vinhos. Observou-se um consumo regular de vinhos entre os consumidores entrevistados, sendo o vinho tinto o estilo mais consumido entre os entrevistados, tendo como principais fatores na escolha de um vinho o preço, a variedade da uva, o conselho de amigos e a promoção. A origem do vinho possui grande importância, sendo caracterizada principalmente pelo país de origem, região de origem e pela vinícola. Para os consumidores entrevistados, a indicação geográfica representa uma garantia de qualidade, e garantia do local e método de elaboração, estando os consumidores dispostos a pagarem um valor superior por um vinho que possua uma indicação geográfica.
Referência(s)