Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O atendimento educacional especializado para os educandos com autismo na rede municipal de Manaus-AM

2021; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; Volume: 102; Issue: 260 Linguagem: Português

10.24109/2176-6681.rbep.102.i260.4150

ISSN

2176-6681

Autores

João Otacílio Libardoni dos Santos, Geyse Pattrizzia Teixeira Sadim, Carlo Schmidt, Maria Almerinda de Souza Matos,

Tópico(s)

International Relations and Autism

Resumo

Este artigo trata da síntese de resultados de pesquisa de mestrado em Educação, o qual objetivou caracterizar a organização e o funcionamento do atendimento educacional especializado (AEE), realizado nas salas de recursos multifuncionais (SRM), visando ao atendimento dos educandos com autismo na rede municipal de Manaus. Delineada pela abordagem qualitativa de caráter descritivo, a pesquisa foi norteada pelo método dialético. Como lócus da coleta de dados, foram escolhidas cinco escolas da rede municipal de Manaus que possuem SRM. Para a coleta de dados, foram utilizados roteiros de entrevistas semiestruturadas aplicadas aos professores participantes. Para análise das entrevistas, foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin (1977). Os resultados e as discussões dos dados foram organizados de acordo com as categorias de análise definidas: encaminhamento; atividades desenvolvidas; perfil dos docentes que atuam no AEE; e parcerias. Constatou-se que os elementos problematizados neste estudo explicitam a compreensão de que o processo de inclusão, por meio do AEE, perpassa pelas políticas públicas de educação inclusiva e aponta que a organização e o funcionamento das SRM são fundamentais na construção de contextos inclusivos para os educandos com autismo.

Referência(s)