
MÍDIA E COVID-19 NA AMÉRICA LATINA: UMA ABORDAGEM SOCIOCOGNITIVA DE DISCURSOS PRESIDENCIAIS
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Issue: 69 Linguagem: Português
10.9771/ell.v0i69.44293
ISSN2176-4794
AutoresMaria Sirleidy Cordeiro, Karina Falcone De Azevedo,
Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoEste estudo apresenta uma discussão sobre mídia e COVID-19 na América Latina, examinando os posicionamentos dos líderes políticos e oportunizando uma análise sobre os processos de significação pelos quais esse evento estabiliza sentidos e ativa modelos mentais sobre o conceito de cidadania dos distintos países latinos, em particular, do Brasil e do Uruguai. Para isso, nossa investigação é fundamentada sob a Análise Crítica do Discurso, numa perspectiva sociocognitiva (VAN DIJK, 2000; 2006; 2012; 2016). A metodologia utilizada possui caráter essencialmente analítico e interpretativo com base na abordagem quali-quantitativa. Os resultados mostram-nos que, dentre a América Latina, Uruguai e o Brasil se divergem no combate à pandemia. Enquanto o líder político uruguaio faz funcionar um efeito de unidade no país, Jair Bolsonaro ataca às instituições (OMS e mídia), despreza a ciência e rompe com o efeito de unidade do Estado brasileiro.
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