
UMA PROPOSTA DO USO DO DESIGN THINKING NO ESTUDO DE UMA AULA COLETIVA DE SPINNING EM UMA ACADEMIA DE MUSCULAÇÃO
2019; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português
10.15202/25254146.2019v4n2p122
ISSN2525-4146
AutoresJosé Luiz Fernandes, Sergio da Costa Mendes, Carla Cipolla,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO objetivo deste trabalho e estudar o porque muitas pessoas nao se sentem motivadas a pratica de atividades fisicas, visto que, elas aumentam tanto o nivel de autoestima como a qualidade de vida dos individuos. Para melhor elucidar esta questao foi utilizado Design Thinking, que e uma metodologia para a inovacao dividida em 4 fases: Imersao, que e quando a equipe de projetos aproxima-se do contexto do problema, Analise e Sintese, que condensa as informacoes levantadas na fase anterior, Ideacao, cujo intuito e gerar ideias inovadoras para o caso estudado e Prototipacao, que auxilia a validacao das ideias geradas nas fases anteriores, nao necessariamente sendo a ultima das fases do processo. Para este trabalho foi utilizada uma aula de spinning, tambem conhecida como bike indoore, em uma rede de academias localizadas na Grande Tijuca, bairros na zona norte do Rio de Janeiro. Ao usar a ferramenta Design Thinking foram gerados dois mapas conceituais e uma proposta para adesao a pratica de spinning, que foi validada por uma entrevista com a supervisora da unidade estudada.
Referência(s)