Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Animação Whiteboard (ou Desenho No Quadro Branco)

2021; Instituto Federal de Educação; Volume: 7; Linguagem: Português

10.31417/educitec.v7.1290

ISSN

2446-774X

Autores

Ágata Nelza Gomes de Souza, Eduardo André Mossin,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Esse artigo salienta a importância das práticas educativas direcionadas às atividades de busca e uso da informação no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). O problema de pesquisa aborda a contribuição das bibliotecas ao estímulo de um comportamento informacional discente direcionado à construção do conhecimento na perspectiva da politecnia. As etapas de construção e avaliação de um produto educacional são apresentadas. Trata-se de uma animação whiteboard (ou desenho em quadro branco) que elege, como temática central, a Lei de acesso à Informação (LAI) – Lei 12.527/2011. Define-se como uma pesquisa descritiva e aplicada, com utilização de metodologia mista. Utilizam-se Teste Diagnóstico de Conhecimento e Questionários (ambos, on-line) para coleta de dados quantitativos e qualitativos, por meio de amostragem aleatória simples. Os dados são analisados por meio da Estatística descritiva e da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados obtidos mostram que os educandos avaliam o material educativo de maneira positiva. Após o contato com o vídeo, a maior parte do grupo percebeu que a negação do direito à informação impede a geração de novos conhecimentos. Os alunos pretendem utilizar a LAI para buscar futuras informações. Conclui-se que, a biblioteca, vista como um espaço não formal de ensino, é capaz de oportunizar informações e materiais educativos capazes de contribuir diretamente na ampliação da qualidade dos processos de busca e uso informacional entre os discentes.

Referência(s)