
Uma metodologia geral para a Teoria Ausubeliana e sua aplicação no desenvolvimento de um instrumento de subsunção entre conceitos de música e de Física – Parte 1
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 38; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5007/2175-7941.2021.e74041
ISSN2175-7941
AutoresAntony Marco Mota Polito, André Luís Miranda de Barcellos Coelho,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoO presente trabalho consiste em duas partes. Na parte 1, apresentamos as principais ideias de uma nova metodologia geral, voltada para a aplicação dos princípios basilares da teoria psicológica de aprendizagem de David Ausubel, com vistas a avançar na direção de sua efetiva realização como instrumento didático. Para tanto, procedemos a uma análise lógica da chamada relação de subsunção e das condições de suficiência e de necessidade para o processo de subsunção, que ela visa concretizar. Com base nessa análise, desenvolvemos dois constructos teóricos: o de prospecto esquemático de subsunção e o de instrumento de subsunção. A metodologia geral é constituída a partir desses dois elementos. A parte 2 é apresentada no artigo subsequente, onde mostramos um exemplo de aplicação da nova metodologia, com o desenvolvimento de um instrumento de subsunção voltado para o ensino de conceitos elementares de física ondulatória, a partir dos conceitos musicais/acústicos de altura e de consonância/dissonância.
Referência(s)