Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Uma metodologia geral para a Teoria Ausubeliana e sua aplicação no desenvolvimento de um instrumento de subsunção entre conceitos de música e de Física – Parte 1

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 38; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5007/2175-7941.2021.e74041

ISSN

2175-7941

Autores

Antony Marco Mota Polito, André Luís Miranda de Barcellos Coelho,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

O presente trabalho consiste em duas partes. Na parte 1, apresentamos as principais ideias de uma nova metodologia geral, voltada para a aplicação dos princípios basilares da teoria psicológica de aprendizagem de David Ausubel, com vistas a avançar na direção de sua efetiva realização como instrumento didático. Para tanto, procedemos a uma análise lógica da chamada relação de subsunção e das condições de suficiência e de necessidade para o processo de subsunção, que ela visa concretizar. Com base nessa análise, desenvolvemos dois constructos teóricos: o de prospecto esquemático de subsunção e o de instrumento de subsunção. A metodologia geral é constituída a partir desses dois elementos. A parte 2 é apresentada no artigo subsequente, onde mostramos um exemplo de aplicação da nova metodologia, com o desenvolvimento de um instrumento de subsunção voltado para o ensino de conceitos elementares de física ondulatória, a partir dos conceitos musicais/acústicos de altura e de consonância/dissonância.

Referência(s)