Jogo de Palitos: Conhecimentos de Estudantes do 5º Ano Sobre Probabilidade em Situação de Jogo
2021; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português
10.17921/2176-5634.2021v14n1p73-83
ISSN2176-5634
AutoresCarlos Henrique Nunes da Silva, Itatiane Borges Lima, Ingrid Chirstine da Silva Freire,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoResumo O presente artigo surgiu a partir do interesse nos jogos que envolvesse Matematica durante o estagio escolar em um projeto chamado Jovens Matematicos, no qual tinha como proposito a utilizacao de jogos direcionados a aprendizagem da Matematica. Nesse estudo, optou-se por investigar o uso do jogo de palitos como um suporte para aprendizagem do conteudo de probabilidade no 5o ano do ensino Fundamental I. Objetivamos analisar a influencia do jogo de palitos na compreensao dos estudantes do 5o ano sobre o conteudo de probabilidade, buscando identificar sua influencia, em particular, no que se refere a aleatoriedade, ao espaco amostral e ao calculo probabilistico. Foi realizado um pre-teste com 18 alunos do 5o Ano para analisar os conhecimentos previos dos alunos e apos a familiarizacao do jogo realizamos o pos-teste para saber a influencia do jogo. Conclui-se que de modo geral o jogo pode ser um instrumento para compreensao do conteudo em questao nas abordagens do raciocinio probabilisticos, identificacao do espaco amostral e estimativas de eventos aleatorios. Palavras-chave: Probabilidade. Jogo dos Palitos. Situacao de Jogo. Resume:The present article arose from the interest in games that involved Mathematics during the school stage in a project called Young Mathematicians, whose purpose was the use of games aimed at learning Mathematics. In this study, we chose to investigate the use of matchstick as a support for learning Probability content in the 5th grade of elementary school I. We aimed to analyze the influence of matchstick on the understanding of 5th grade students on the content of Probability, seeking to identify its influence, particularly with regard to randomness, sample space and probabilistic calculation. A pre-test was conducted with 18 5th graders to analyze the students' previous knowledge and after the familiarization of the game we performed the post-test to know the influence of the game. It is concluded that in general the game can be an instrument for understanding the content of Probability in approaches to probabilistic reasoning, sample space identification and random event estimates. Keyword: Probability; Matchsticks; Gambling situation.
Referência(s)