Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Acessibilidade digital em tempos de ensino remoto

2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 4 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v10i4.14966

ISSN

2525-3409

Autores

Izabel Rodrigues da Silva, Thayane Nascimento Freitas, Nádia Fernanda Martins de Araújo, Deborah Lauriane da Silva Sousa, Maurício Amorim de Araújo Júnior, Aline Mendes Medeiros, Rafael Soares Silva,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Acessibilidade digital é um mecanismo de alcance a todo e qualquer conteúdo na web em que todas as pessoas devem ter sem a ajuda de outrem, independentemente de suas necessidades. Os recursos virtuais incorporam aspectos que envolvem compreensão, interação e navegação. Desde a virada do século, no começo dos anos 2000, ouvimos que estamos vivendo a era digital. Já quase 21 anos depois, nos vemos cada vez mais imersos na tecnologia, agora mais do que nunca potencializadas pelo isolamento social. Nesse sentido, o processo ensino-aprendizagem tem se tornado cada vez mais desafiador. Pautado nessas questões, temos como objetivo analisar os aspectos legais que abordam sobre a acessibilidade, considerando o contexto de ensino remoto vivenciado a partir das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Dessa forma, devido à natureza dos objetivos firmados neste trabalho entendemos que a pesquisa é de abordagem qualitativa, e de natureza metodológica, exploratória e bibliográfica. Os resultados apontam que toda essa situação pandêmica em que nos encontramos é complexa e desafiadora e que diversas dificuldades também se fazem presentes no cenário escolar e que é inegável a necessidade dos docentes e discentes de se reinventarem. Mais ainda, desafia equipes diretivas, professores, estudantes e famílias. No que diz respeito ao ensino remoto, um aspecto a ser considerado é a exclusão digital especialmente da parcela da população que apresenta alguma deficiência, pois a tecnologia digital também pode alcançar as pessoas com deficiências, ao passo que existem aplicativos, softwares e equipamentos que possibilitam a acessibilidade a informação, entretenimento, sociabilidade entre outros benefícios. Enfim, as escolas devem problematizar e repensar uma forma de ensinar e aprender e a tecnologia pode e deve ser uma aliada do ensino-aprendizagem e ser capaz de proporcionar diversos benefícios. Assim, a expectativa é que seu uso se torne comum.

Referência(s)
Altmetric
PlumX