
Destaques com enfoque histórico social no ensino de música em escolas do Município de Duque de Caxias (RJ) durante o século XX
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português
10.26694/caedu.v3i1.12432
ISSN2675-1496
AutoresEduardo Teixeira Destord, Inês de Almeida Rocha,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO artigo é um recorte de relato de pesquisa sobre aulas, eventos e atividades de educação musical, no âmbito do projeto Casa de Iniciação às Artes (CIART), desenvolvido no município de Duque de Caxias, Baixada Fluminense, Estado do Rio de Janeiro. Esse recorte tem como objetivo compreender o porquê da concepção de prática musical na escola ser restrita à atividade de canto de hinos oficiais na entrada dos estudantes em cada turno de aulas e à participação desses estudantes em bandas maciais para atuar em eventos e desfiles cívicos. A análise esteve pautada em três períodos: 1. anterior à formação do município; 2. a Era Vargas e conexões políticas na região; 3.a emancipação do município e 4. a ditadura civil-militar de 1964 até 1999, ano da criação do CIART. Selecionamos exemplos de propostas educacionais representativas de cada período, ou de ações relacionadas ao trabalho com música em escolas. Consideramos que, no contexto da pesquisa, a abordagem histórica possibilitou compreendemos a importância de diferentes significados atribuídos às práticas em educação musical.
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