GEOGRAPHICAL INDICATIONS IN BRAZIL: A POST IG ANALISYS
2021; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português
10.51722/ingi.v5.i2.163
ISSN2594-8288
AutoresL. F. VIANNA, Cristina Pandolfo,
Tópico(s)Innovation and Knowledge Management
ResumoAs iniciativas de implantar Indicacoes Geograficas (IGs) no Brasil vem sendo motivadas sobretudo pelas vantagens economicas alcancadas pelos produtos tradicionais europeus oriundos das IGs. Contudo, a adocao do ganho economico como principal motivador das IGs no Brasil pode representar um risco, quando as entidades nao estiverem preparadas para constituirem e coordenarem processos solidos de gestao. O objetivo desse trabalho foi identificar os principais motivadores para implementar as IGs no Brasil, avaliar a capacidade gerencial das entidades apos a constituicao da IG e saber se os objetivos propostos vem sendo alcancados pelas IGs brasileiras. A pesquisa foi feita atraves de um questionario enviado para as 71 entidades representativas das IGs ja reconhecidas pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Os resultados demonstram que as IGs vem sendo incentivadas majoritariamente pelo Servico Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e motivadas a partir de uma perspectiva prioritariamente economica. As entidades representativas de produtores vem apresentando dificuldades gerenciais, com destaque para a dificuldade de compor o grupo gestor e fiscalizar o caderno de normas; a carencia de profissionais capacitados em gestao e a falta de apoio das instituicoes que incentivaram a implementacao das IGs apos a certificacao pelo INPI.
Referência(s)