Artigo Acesso aberto Produção Nacional

As faculdades de tecnologia do estado de São Paulo: atribuindo significados à educação tecnológica e à formação de seus professores de matemática

2021; Volume: 9; Issue: 20 Linguagem: Português

10.33361/rpq.2021.v.9.n.20.410

ISSN

2525-8222

Autores

Rosemeiry de Castro Prado, Antônio Vicente Marafioti Garnica,

Tópico(s)

History of Education Research in Brazil

Resumo

O principal foco deste trabalho está nas Faculdades de Tecnologia do estado de São Paulo (Fatec) [...]. Tendo como principal aporte metodológico os princípios da História Oral, o estudo perpassa questões que envolvem os pressupostos metodológicos; as fontes narrativas que dão sustentação às compreensões resultantes das análises; uma história da Fatec e alguns aspectos das práticas relativas ao ensino e aprendizagem de Matemática nessa instituição, focando mais detidamente as décadas de 1970 a 1990. Por meio das narrativas orais, percebe-se que, ainda hoje, há um forte discurso de que a educação tecnológica deve ser diferente das demais e, deste modo, sobrevive nas Fatec a bandeira de que os aprendizados que interessam aos cursos são aqueles destinados ao mundo do trabalho, criando-se, muitas vezes, estratégias metodológicas e materiais de estudo para as disciplinas. Palavras-chave: Educação Matemática; Educação Tecnológica; História Oral; Fatec.

Referência(s)
Altmetric
PlumX