
As faculdades de tecnologia do estado de São Paulo: atribuindo significados à educação tecnológica e à formação de seus professores de matemática
2021; Volume: 9; Issue: 20 Linguagem: Português
10.33361/rpq.2021.v.9.n.20.410
ISSN2525-8222
AutoresRosemeiry de Castro Prado, Antônio Vicente Marafioti Garnica,
Tópico(s)History of Education Research in Brazil
ResumoO principal foco deste trabalho está nas Faculdades de Tecnologia do estado de São Paulo (Fatec) [...]. Tendo como principal aporte metodológico os princípios da História Oral, o estudo perpassa questões que envolvem os pressupostos metodológicos; as fontes narrativas que dão sustentação às compreensões resultantes das análises; uma história da Fatec e alguns aspectos das práticas relativas ao ensino e aprendizagem de Matemática nessa instituição, focando mais detidamente as décadas de 1970 a 1990. Por meio das narrativas orais, percebe-se que, ainda hoje, há um forte discurso de que a educação tecnológica deve ser diferente das demais e, deste modo, sobrevive nas Fatec a bandeira de que os aprendizados que interessam aos cursos são aqueles destinados ao mundo do trabalho, criando-se, muitas vezes, estratégias metodológicas e materiais de estudo para as disciplinas. Palavras-chave: Educação Matemática; Educação Tecnológica; História Oral; Fatec.
Referência(s)