
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A INFÂNCIA: Apontamentos à luz da Teoria Crítica
2021; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí; Volume: 6; Issue: 4 Linguagem: Português
10.52641/cadcaj.v6i4.518
ISSN2448-0916
AutoresNatasha Yukari Schiavinato Nakata, Flávia Regina Schimanski dos Santos, Tatiana de Freitas Silva, Roberta Franciele Silva,
Tópico(s)Youth, Politics, and Society
Resumo<p>Considerando que atualmente o campo educacional se encontra tomado por uma fragilidade formativa, sobretudo, em relação à formação docente para a infância, este texto versa refletir sobre a formação de professores para a infância, com o intuito de encontrar resquícios de uma educação potencializadora e comprometida com a de barbárie social. As reflexões partiram das discussões relacionadas ao Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação pela Universidade Estadual de Londrina e da participação no GEPEITC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Infância e Teoria Crítica da mesma universidade. De caráter bibliográfico, nos apoiamos nos fundamentos da Teoria Crítica da Sociedade cujos principais nomes são Theodor Adorno e Max Horkheimer e em autores contemporâneos que dialogam com essa mesma corrente filosófica. O estudo revela que, formar professores críticos resultaria, portanto, em uma educação para a infância humanizadora, em suas relações de afeto, sensibilidade ou outro, com um pensamento coletivo que vislumbre uma mudança social frente à sociedade administrada, instrumentalizada e de contradições.</p>
Referência(s)